A PV Operation, especializada em operação remota de usinas solares, fechou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e a universidade suíça Fachhochschule Nordwestschweiz para desenvolver sistema de inteligência artificial (IA) aplicado no monitoramento de sistemas fotovoltaicos.
O projeto visa criar plataforma de inteligência artificial baseada no conceito de auto machine learning (AutoML), para operação e manutenção preditivas. A solução será capaz de entender e diferenciar situações de perdas de geração de energia nos módulos solares fotovoltaicos, ocorridas por exemplo por sombreamento, degradação de equipamentos e sujeira nos módulos.
Os dados da nova plataforma, quando desenvolvidos pela parceria, serão implantados dentro do sistema da PV Operation, já responsável pelo monitoramento de uma base aproximada de 15 mil sistemas solares, num total de 1 GW. “Queremos agregar mais valor aos nossos clientes e ao mercado brasileiro, trazendo mais inovação, tecnologia e robustez”, disse o CEO da PV Operation, Siqueira Neto.
Fundada em 2019, a PV Operation tem a proposta de ofertar operação remota capaz de identificar problemas em usinas fotovoltaicas com soluções de monitoramento para sistemas residenciais, até soluções Scada (sistema de supervisão e aquisição de dados) para usinas acima de 1 MW em solo.
Mais Notícias FOTOVOLT
Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis
31/10/2025
Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal
31/10/2025
Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.
31/10/2025