A startup Pharma Energias Renováveis, de Panambi (RS), e a subsidiária local da empresa alemã Sunfarming vão erguer uma usina solar fotovoltaica de 5 MW de potência instalada e integrada com eletrolisador de 2,5 MW para produção de hidrogênio verde (H2V). O projeto será instalado no município de Vale Verde, no Rio Grande do Sul, em terreno de 400 hectares da Sunfarming.

Sob investimento previsto de R$ 80 milhões, e previsão de entrada em operação no primeiro semestre de 2024, o projeto foi selecionado na 1ª edição do programa iH2 Brasil Inovação em Hidrogênio Verde, da agência alemã de fomento GIZ e do MME – Ministério de Minas e Energia, dentro do programa Aliança Brasil-Alemanha para Expansão do Hidrogênio Verde. A startup gaúcha foi uma das oito contempladas no projeto, que envolveu mentoria e aceleração.

A energia solar fotovoltaica gerada alimentará o eletrolisador. A proposta do projeto é transformar o hidrogênio em amônia líquida verde – em reação com o nitrogênio – para uso como intermediário de fertilizantes, que por sua vez serão empregados na agricultura da região. Está prevista também a construção da usina com módulos solares fotovoltaicos elevados para aproveitamento do terreno da usina para plantações (vide foto da Sunfarming, acima). A estimativa é de produção de 1,5 mil toneladas de amônia por ano.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025