Uma equipe da empresa Gigosa finalizou recentemente a instalação de uma usina fotovoltaica flutuante para bombeamento solar, com potência de 786 kW, na superfície de um reservatório da Comunidade de Irrigadores de Águilas, no município de mesmo nome na comunidade autônoma de Múrcia, Espanha. A eletricidade solar produzida reduzirá os custos de energia das bombas e suprirá uma planta dessalinizadora. Além disso, a usina flutuante ajudará a diminuir a evaporação da água e a proliferação de algas.

Foram instalados 4256 flutuadores do modelo Isifloating 4.0, de vários formatos, projetados para otimizar a geração de energia em todo tipo de corpo d’água. Essa estrutura flutuante suporta 1728 módulos fotovoltaicos de 455 Wp cada.

A Gigosa S.L. foi encarregada da instalação da estrutura flutuante, ancoragens, amarras e do sistema elétrico. A usina alimenta duas bombas de elevação de 600 cv cada, além de dois conjuntos de 340 kW cada de uma usina dessalinizadora de osmose inversa.

A empresa Isigenere desenvolveu em 2008 o sistema Isifloating, que agora está na sua quarta versão e permite a construção de plantas solares fotovoltaicas sobre superfícies de reservatórios de irrigação e de uso industrial, de usinas hidroelétricas, de tratamento de água, lagos de minas ou mesmo em terras suscetíveis a inundações.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025