A EDP entregou à Claro quatro usinas solares de geração distribuída. O empreendimento, localizado em uma área de 5,8 hectares no município de Taubaté, SP, tem capacidade instalada de mais de 4 MWp e, de acordo com a companhia, vai garantir o fornecimento de energia renovável a 516 unidades consumidoras da empresa de telecomunicações no Estado. Segundo Hamilton Ricardo Pereira da Silva, diretor de Infraestrutura da Claro, o investimento em um programa de energia renovável garante custo menor e reduz a emissão de gases de efeito estufa.

Juntas, as usinas vão gerar mais de 6000 MWh/ano, o equivalente à energia consumida por 2523 residências. A previsão é de que as plantas evitem a emissão de 454 toneladas de dióxido de carbono por ano.

O empreendimento, que será operado pela EDP, integra o programa “A Energia da Claro”, lançado em 2017, que prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa no Brasil. A iniciativa conta com usinas em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, e tem instalações em fase final de implantação, além de projetos em construção em outras unidades federativas.

Até 2021, o programa vai gerar 80% da energia consumida pela empresa, mais de 600.000 MWh/ano, e inclui, além de energia solar, hidrelétrica, eólica, biogás e cogeração qualificada. A iniciativa compreende ainda ações de mobilidade elétrica e de eficiência energética.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024