A EPE - Empresa de Pesquisa Energética e a GIZ, agência alemã de cooperação para o desenvolvimento sustentável, contrataram o laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Climatempo para criar base de dados meteorológicos para os setores eólico e solar. A ideia é desenvolver plataforma digital para permitir o acesso a dados climáticos dos últimos 40 anos do País e ferramentas para auxiliar o planejamento de investimentos nas áreas. 

Está prevista a coleta de informações sobre radiação solar e velocidade e direção do vento. Pelo projeto, os dados serão validados por meio de técnicas estatísticas e medições observadas. Isso deve assegurar a confiabilidade do banco de dados, para avaliar o mais próximo possível da realidade o potencial de geração de energia a partir das fontes.

Segundo a EPE, a ausência de uma base de dados mais completa para o País, sem falhas, estimulou o acordo com a GIZ para contratar a Climatempo, empresa considerada referência em análise climática. Para a empresa, o crescimento da produção de energia eólica e solar registrado nos últimos anos demanda a busca urgente pela produção de dados atmosféricos de qualidade, uma vez que esse tipo de geração de energia sofre grande impacto das condições meteorológicas. 



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025