A EPE - Empresa de Pesquisa Energética e a GIZ, agência alemã de cooperação para o desenvolvimento sustentável, contrataram o laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Climatempo para criar base de dados meteorológicos para os setores eólico e solar. A ideia é desenvolver plataforma digital para permitir o acesso a dados climáticos dos últimos 40 anos do País e ferramentas para auxiliar o planejamento de investimentos nas áreas. 

Está prevista a coleta de informações sobre radiação solar e velocidade e direção do vento. Pelo projeto, os dados serão validados por meio de técnicas estatísticas e medições observadas. Isso deve assegurar a confiabilidade do banco de dados, para avaliar o mais próximo possível da realidade o potencial de geração de energia a partir das fontes.

Segundo a EPE, a ausência de uma base de dados mais completa para o País, sem falhas, estimulou o acordo com a GIZ para contratar a Climatempo, empresa considerada referência em análise climática. Para a empresa, o crescimento da produção de energia eólica e solar registrado nos últimos anos demanda a busca urgente pela produção de dados atmosféricos de qualidade, uma vez que esse tipo de geração de energia sofre grande impacto das condições meteorológicas. 



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024