As empresas norueguesas Statkraft e Aker Clean Hydrogen e a alemã Sowitec fecharam acordo de colaboração para explorar conjuntamente oportunidades de produção de hidrogênio verde e amônia verde no Brasil.

A ideia inicial é desenvolver projetos integrados no estado da Bahia. A intenção dos grupos é erguer projeto híbrido em larga escala, que combinará geração de energia solar e eólica, produção de hidrogênio e de amônia. O hidrogênio verde é produzido a partir da eletrólise da água, processo que utiliza muita eletricidade. Já a amônia é sintetizada a partir de reação química do hidrogênio com nitrogênio, que a torna líquida. Nessa forma, a amônia pode ser exportada e restaurada para hidrogênio no destino, ou então comercializada para uso industrial.

O acordo utilizará o know-how da Statkraft como desenvolvedora e geradora de energia renovável (a empresa tem parques eólicos e usinas hidrelétricas em operação no Brasil) e a capacitação em desenvolvimento também de projetos eólicos e solares da Sowitec. Já a Aker Clean Hydrogen é produtora integrada de hidrogênio, amônia e metanol. Além de terem a meta de escoar via exportação o hidrogênio verde para uso como combustível, em forma de amônia líquida, as empresas querem aproveitar comercialmente o uso da amônia como intermediário de fertilizantes no Brasil, já que o país ainda é dependente da importação nesse segmento. Apesar de ser o quarto maior consumidor mundial de fertilizantes, respondendo por 8% da demanda global, o Brasil importa mais de 80% de seu consumo.

Além do alto potencial de geração de energia solar e eólica, a escolha da Bahia para o investimento, por sinal, também tem a ver com o fato de o estado ter forte produção agrícola, dependente de fertilizantes. Segundo as empresas, o projeto está previsto para ser operacional até 2027.

“Estamos entusiasmados em unir forças com a Statkraft para acelerar a transição de soluções cinza [à base de combustíveis fósseis] para verde no Brasil", disse o diretor executivo da Aker Clean Hydrogen, Knut Nyborg. Já a Statkraft, segundo o presidente da empresa no Brasil, Fernando De Lapuerta, enxerga o hidrogênio verde como parte de sua missão de fornecer energia limpa e acelerar a transição energética. “O Brasil tem grande potencial para se tornar uma referência mundial com sua matriz limpa e recursos abundantes e nós queremos participar desse crescimento”, destacou.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024