Foram aprovados pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) três projetos de usinas solares fotovoltaicas de grande porte no Ceará. Etapa anterior e que praticamente define a licença de instalação que deverá ser concedida em breve pelo órgão ambiental estadual (Semace), a aprovação contempla duas UFVs que somam 1,9 GW, da Uruquê Energias Renováveis, e uma terceira da Enel Green Power, de 241,48 MW.

O projeto Uruquê contempla uma usina de 1,58 GW de potência instalada no município de Jaguaretama, na região central do estado, que deve ter 4,8 milhões de módulos solares fotovoltaicos bifaciais em área total de 4800 hectares em região de caatinga. A outra UFV do mesmo projeto será mais ao sul do estado, em Umari, e envolve potência de 316,5 MW, com 962 mil módulos solares FV em área de 1267,65 hectares, estendendo-se ainda para os municípios de Icó e Lavras da Mangabeira.

Além de terem sido considerados com impacto ambiental baixo pelo Coema, sendo que a empreendedora se comprometeu a fazer compensações ambientais e ações para preservação da vegetação rasteira abaixo das estruturas solares, ambos os projetos são também próximos de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que torna mais viável o investimento.

O outro projeto aprovado pelo Coema, conselho que reúne representantes do governo e membros da sociedade civil organizada (OAB, academia, sindicatos), visa permitir a implantação da UFV Cerrado, da Enel, no município de Quixeré. O projeto de 241,48 MW deve contemplar a instalação de 619,2 mil módulos solares FV e 20.640 rastreadores solares, em área de 1102,24 hectares. O empreendimento está a 9,5 quilômetros da Subestação Quixeré.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024