A Enel Distribuição São Paulo, concessionária que atua em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, completou a instalação de 33 “árvores” solares na sua área de concessão. As duas últimas foram na capital paulista, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, em janeiro. Ao todo, já foram investidos R$ 1,4 milhão no projeto, por meio de recursos do PEE-Aneel da distribuidora.

Os equipamentos têm três metros de altura, quatro metros de largura e design semelhante a uma árvore natural. São revestidos por filmes fotovoltaicos nas partes que emulam as folhas da planta, onde há a captura da radiação solar para conversão em eletricidade. Com cinco saídas USB, as árvores solares utilizam a energia como fonte de carregamento para dispositivos como celulares e tablets de frequentadores dos locais atendidos.

Já foram instaladas árvores com o equipamento em praças e parques públicos da capital paulista e também em Santo André, Carapicuíba, Cotia, Embu Guaçu e Itapecerica da Serra. Duas delas estão na Universidade Federal do ABC, no campus São Bernardo do Campo e no de Santo André, na Santa Casa e no Hospital das Clínicas de São Paulo, e na prefeitura e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Grande da Serra.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026