A norte-americana Duke Energy implantará uma nova tecnologia de armazenamento de energia em bateria desenvolvida pela Honeywell para expandir seus portfólios de energia flexível e energia renovável. O sistema de 400 kWh será implantado este ano nas instalações de pesquisa Mount Holly Microgrids da Duke. A empresa testará a capacidade da solução para acelerar sua transição da geração de energia de combustível fóssil para energia renovável. O objetivo seguinte será implantar um projeto piloto em escala de utilities de 60 MWh a partir de 2023.

A Honeywell afirma que sua nova bateria de fluxo é segura, econômica e fornece armazenamento de energia de mais de longa duração em comparação com outras tecnologias disponíveis no mercado. Segundo a empresa, a bateria usa um eletrólito não inflamável que converte energia química em eletricidade, para uso posterior. Além disso, foi projetada com componentes recicláveis e que não se degradam com o tempo, o que garante desempenho por até 20 anos.

A tecnologia pode armazenar e descarregar energia por até 12 horas, permitindo que as concessionárias armazenem energia durante os períodos em que a geração de energia solar e eólica é alta, de modo a atender à demanda em outros horários ou quando há contingências na rede. A maioria das baterias à base de íons de lítio, tecnologia dominante no mercado de armazenamento em escala de utilities, pode descarregar energia por até quatro horas, diz a Honeywell.

A Duke Energy estabeleceu meta de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030, em comparação com os níveis de 2005, e atingir zero emissões até 2050. Nos próximos cinco anos, planeja instalar quase 400 MW de capacidade de armazenamento em baterias em suas redes.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024