A Solfácil, plataforma de marketplace e de financiamento para energia solar distribuída, anunciou a emissão de R$ 1,28 bilhão em títulos verdes (green bonds) para financiar sistemas fotovoltaicos. Segundo comunicado da empresa, citando levantamento da Green Bond Transparency Platform, do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, com a captação ela se torna a segunda maior emissora de green bonds do Brasil, atrás apenas do banco BTG Pactual.

Os recursos já começaram a ser usados para suprir as linhas de financiamento da Solfácil para pessoas físicas, pequenos comércios e para produtores rurais. De acordo com a empresa, a meta é democratizar o acesso a energia fotovoltaica por meio de financiamento a longo prazo, com parcela menor do que a economia de energia.

A plataforma conta com mais de 7 mil integradores homologados e os projetos realizados são acompanhados por equipe de engenharia própria da Solfácil, para verificar a geração e as características do projeto prometidas. Segundo a empresa, com essa estratégia a inadimplência é mais baixa do que a média do setor. Isso teria criado as condições para a Solfácil fazer a captação de crédito, de várias modalidades de títulos verdes (debêntures de securitizadora, FIDC), a custo competitivo e prazos alongados.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024