A Solfácil, plataforma de marketplace e de financiamento para energia solar distribuída, anunciou a emissão de R$ 1,28 bilhão em títulos verdes (green bonds) para financiar sistemas fotovoltaicos. Segundo comunicado da empresa, citando levantamento da Green Bond Transparency Platform, do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, com a captação ela se torna a segunda maior emissora de green bonds do Brasil, atrás apenas do banco BTG Pactual.

Os recursos já começaram a ser usados para suprir as linhas de financiamento da Solfácil para pessoas físicas, pequenos comércios e para produtores rurais. De acordo com a empresa, a meta é democratizar o acesso a energia fotovoltaica por meio de financiamento a longo prazo, com parcela menor do que a economia de energia.

A plataforma conta com mais de 7 mil integradores homologados e os projetos realizados são acompanhados por equipe de engenharia própria da Solfácil, para verificar a geração e as características do projeto prometidas. Segundo a empresa, com essa estratégia a inadimplência é mais baixa do que a média do setor. Isso teria criado as condições para a Solfácil fazer a captação de crédito, de várias modalidades de títulos verdes (debêntures de securitizadora, FIDC), a custo competitivo e prazos alongados.



Mais Notícias FOTOVOLT



Cooperflora terá usina solar de 1,2 MWp em centro de cultivo de flores

A ser construída pela TTS, usina terá controle de exportação de energia e carregamento elétrico de veículos

21/08/2026


40 escolas estaduais no litoral paulista terão energia solar

Projeto para instalação das usinas FV foi apresentado ao Governo de São Paulo esta semana

21/08/2026


"Luz da Consciência": educação climática, segurança e energia solar em escolas de São Sebastião

Iniciativa inédita no Litoral Norte de SP forma multiplicadores juvenis e instala sistema fotovoltaico em escola

21/08/2026