Nove usinas do complexo solar Draco, da Atlas Renewable Energy, entraram em operação comercial em janeiro, em Arinos (MG), como parte de um empreendimento com 505 MW de capacidade instalada e investimento superior a R$ 2,4 bilhões. O projeto integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e é composto por 11 unidades fotovoltaicas.

As usinas Draco Solar 1 a 10 possuem capacidade individual de 48 MW, enquanto a Draco Solar 11 soma 24 MW. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), as usinas Draco Solar 2 e 3 têm previsão de entrada em operação comercial em abril.

O complexo está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de uma subestação coletora e de uma linha de transmissão em 500 kV, com cerca de 16 quilômetros de extensão, até a Subestação Arinos 2. O empreendimento foi enquadrado no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI), que prevê benefícios fiscais para projetos de infraestrutura.

Durante a fase de implantação, o projeto gerou cerca de 23.263 postos de trabalho diretos e indiretos, segundo o governo federal. O complexo está localizado no noroeste de Minas Gerais, estado que concentra parte relevante da expansão recente da geração solar centralizada no país.

O projeto integra o eixo de transição energética do Novo PAC, que reúne 584 usinas no subeixo de geração de energia, das quais 388 já foram concluídas, segundo dados do governo federal.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP Armazenamento 2026 tem recorde de projetos cadastrados

Mais de 6 mil projetos somam quase 297 GW de potência, volume sem precedentes em leilões do setor

07/08/2026


Novas células de silício baixam custo da energia solar do espaço

Fraunhofer ISE e Source Energy obtêm módulos eficientes e muito mais baratos do que os feitos com materiais III-V

07/08/2026


Escolas premiadas em concurso terão sistemas de geração solar

Reconhecidas em edital do Unicef em parceria com a Neoenergia, instituições terão economia de até 90% nas fatura de energia

07/08/2026