A Eternit, fabricante de produtos e soluções para construção civil, recebeu aprovação nos testes de registro do Inmetro de suas telhas fotovoltaicas de fibrocimento. As análises da tecnologia Eternit Solar, desenvolvida em 2020, foram executadas no IEE - Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.

Com a aprovação, a Eternit seguirá acompanhando o desempenho de novos testes das telhas no IEE-USP e também no Laboratório Fotovoltaico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com instalações ao ar livre de projetos piloto. Segundo a empresa, há diversos clientes potenciais para receberem as primeiras instalações com a nova tecnologia. 

Com a expectativa de ser lançada em meados de 2022, a telha Eternit Solar deve ser produzida na unidade  da Eternit em Atibaia (SP), a mesma onde já é produzida a telha de concreto fotovoltaica Tégula Solar, primeiro modelo FV comercializado pela empresa, no mercado desde agosto de 2021. Há a possibilidade de expansão da produção da Eternit Solar a outras unidades regionais da empresa.

A linha Eternit Solar é ondulada, seguindo os padrões das telhas de fibrocimento tradicionais, sendo plana no topo das ondulações, onde as células solares são integradas formando um conjunto único. Ela apresenta dimensão de 2,44 m x 1,10 m e potência de 140 watts, e consequentemente  gera mais energia em comparação com a Tégula Solar, de 9 watts. Com essa configuração, com 4 a 6 telhas a tecnologia já pode atender as necessidades de uma casa pequena, informa a Eternit.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024