Uma parceria entre a BYD Energy do Brasil e o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, através de seu Laboratório Aberto de Energia Fotovoltaica (LAfoto), foi assinada recentemente para o desenvolvimento de células solares baseadas na junção dupla entre subcélulas individuais de silício cristalino e perovskita, que deverão aproveitar melhor o espectro solar na conversão de luz em energia elétrica. Segundo nota divulgada nesta quarta-feira, dia 10, a nova célula solar será configurada em um sistema multicamadas empilhadas (tandem), em que a subcélula superior, de perovskita, será otimizada para coletar fótons de mais alta energia, enquanto a subcélula posterior, de silício, coletará fótons de mais baixa energia na faixa espectral, onde sua eficiência é máxima.

“Aproveitaremos as diferentes características de absorção de luz de cada um desses materiais para gerar uma célula mais eficaz. Estudos preliminares mostraram que a partir dessa configuração é possível chegar a índices práticos de eficiência de fotoconversão finais superiores a 30%, com adequada combinação das subcélulas de perovskita e de silício”, explica Fernando Ely, pesquisador do CTI responsável pelo projeto.

A produção das novas células solares deve ainda ter baixo custo, diz o pesquisador, pois o filme de perovskita utilizado na subcélula superior demanda processos de manipulação menos onerosos, sendo produzido a partir de soluções químicas manipuladas a temperaturas relativamente baixas. “Outra vantagem é que a subcélula de perovskita pode ser fabricada a partir de qualquer arquitetura da célula de silício, o que também reduz o custo, pois utiliza células comercialmente disponíveis”, esclarece.

A BYD Energy do Brasil, subsidiária da multinacional de origem chinesa BYD, possui fábrica de módulos fotovoltaicos e de veículos elétricos na cidade de Campinas (SP), local no qual também está localizado o CTI Renato Archer. Este é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que foi criada em 1982 para atuar em parceria com agentes do setor privado, da academia e do governo na criação e desenvolvimento de inovações em processos e produtos. A cooperação entre as entidades foi simbolicamente firmada com uma visita da direção do CTI e equipe do LAfoto às instalações da BYD (veja imagem).



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024