Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil acaba de ultrapassar a marca de 800 mil unidades consumidoras com geração própria de energia a partir da fonte solar. A modalidade representa mais de 7,2 GW de potência instalada operacional, equivalente a mais da metade da potência da usina de Itaipu, sendo responsável pela atração de mais de R$ 36,7 bilhões em novos investimentos ao País e agregando mais de 217 mil empregos acumulados desde 2012.

Mesmo com esse avanço, o Brasil continua atrasado no uso da geração própria de energia solar, alerta a Absolar: como há mais de 88 milhões de consumidores de eletricidade do País, são apenas 0,9% os que já estão gerando sua própria energia a partir da luz do sol.

Em número de unidades consumidoras que utilizam a geração própria de energia solar, os consumidores residenciais representam 75,8% do total. Em seguida, aparecem consumidores dos setores de comércio e serviços (14,4%), produtores rurais (7,3%), indústrias (2,1%), poder público (0,3%) e outros tipos, como serviços públicos (0,02%) e iluminação pública (0,01%). A geração própria de energia solar já está presente em 5083 municípios e em todos os estados brasileiros. Os cinco municípios líderes são, pela ordem, Cuiabá (MT), Brasília (DF),Uberlândia (MG), Teresina (PI) e Rio de Janeiro (RJ).



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024