A segunda maior engarrafadora da Coca-Cola no Brasil, a Solar Coca-Cola, e seus distribuidores autorizados deram a partida em outubro em duas microusinas solares FV em sedes de distribuidores nas cidades de Barra do Corda, no Maranhão, e Palmares, em Pernambuco. As inaugurações fazem parte de programa nacional que ainda contempla mais cinco usinas que estão em construção na Bahia, Ceará e Maranhão.

No total, as sete microusinas terão mais de 700 módulos solares fotovoltaicos de 370 W e 450 W, com potência total instalada de 361 kWp, o que será suficiente para atender a demanda de cada distribuidora, segundo comunicado da Solar Coca-Cola. As demais usinas ficarão nas cidades de Barreiras (BA), Cascavel (CE), Iguatu (CE), Maracanaú (CE) e Tutóia (MA).

As instalações dos outros cinco projetos têm previsão de entrada em operação no primeiro trimestre de 2022. Segundo a empresa, as sete unidades vão gerar uma economia superior a R$ 250 mil de energia por ano aos distribuidores, além de reduzirem a emissão anual de 36 toneladas de CO2. As microusinas foram negociadas de forma conjunta, em uma espécie de clube de compras, pelo qual a Solar Coca-Cola fez a ponte entre os distribuidores e a empresa fornecedora dos kits solares.

A Solar Coca-Cola também utiliza energia solar fotovoltaica, eólica e de outras renováveis para seu consumo e hoje 50% do total tem origem nessas fontes. Neste ano, a companhia está construindo mais duas usinas solares, com potência instalada total de 450 kWp, nos estados da Bahia e Mato Grosso, que irão suprir a necessidade energética de dez centros de distribuição. Já para as fábricas da Solar Coca-Cola, parte da energia consumida tem origem no parque eólico da Brennand, em Sento Sé, no interior da Bahia.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025