A Claro inaugurou na cidade de Timon, no Maranhão, uma usina solar com capacidade de 5,1 MW. O complexo ocupa uma área de aproximadamente 17,6 hectares, com 15.692 módulos fotovoltaicos de 325 Wp cada um. A geração estimada é de 10.500 MWh/ano. O projeto faz parte do programa “A Energia da Claro”, que prevê o uso de fontes renováveis em operações e instalações da empresa no Brasil e visa produzir 80% da energia utilizada pela companhia, que atinge mais de 600 mil MWh/ano.

“A Energia da Claro” mantém operações em 12 estados (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná e São Paulo) e tem instalações em fase final de implantação em outros quatro, além de projetos em construção nas demais unidades federativas. Além de energia solar, a iniciativa compreende outras fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica, biogás e cogeração qualificada. “O programa transformou a matriz energética da Claro e reflete nosso compromisso com a inovação, o meio ambiente e a sustentabilidade”, afirma Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da empresa.

O projeto engloba ainda ações de mobilidade elétrica e de eficiência energética, possibilitando a redução no consumo de energia e a diminuição de impactos ambientais.

Daniely Gomiero, diretora de Comunicação, Responsabilidade Social Corporativa da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro, ressalta a importância da ação. “Com isso, a Claro garante a geração sustentável de energia e o uso racional de recursos. A energia renovável é custo relativamente baixo e reduz a produção de gases de efeito estufa, com menor impacto no meio ambiente do que fontes de origem fóssil”, diz.



Mais Notícias FOTOVOLT



MP 1212 estende prazo para renováveis manterem subsídios

Expectativa do governo é viabilizar 34 GW em projetos. Medida provisória também antecipa recursos da Eletrobras para baixar tarifas.

11/04/2024


Brasil sobe para o sexto lugar em ranking de geração solar

Em capacidade adicionada, o levantamento da Irena aponta ainda que o País teve o quarto melhor desempenho global em 2023.

11/04/2024


SOFAR: Soluções Inovadoras para Energia Solar

A energia solar tem se destacado como uma das principais alternativas para a busca de um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

11/04/2024