A Claro inaugurou na cidade de Timon, no Maranhão, uma usina solar com capacidade de 5,1 MW. O complexo ocupa uma área de aproximadamente 17,6 hectares, com 15.692 módulos fotovoltaicos de 325 Wp cada um. A geração estimada é de 10.500 MWh/ano. O projeto faz parte do programa “A Energia da Claro”, que prevê o uso de fontes renováveis em operações e instalações da empresa no Brasil e visa produzir 80% da energia utilizada pela companhia, que atinge mais de 600 mil MWh/ano.

“A Energia da Claro” mantém operações em 12 estados (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná e São Paulo) e tem instalações em fase final de implantação em outros quatro, além de projetos em construção nas demais unidades federativas. Além de energia solar, a iniciativa compreende outras fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica, biogás e cogeração qualificada. “O programa transformou a matriz energética da Claro e reflete nosso compromisso com a inovação, o meio ambiente e a sustentabilidade”, afirma Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da empresa.

O projeto engloba ainda ações de mobilidade elétrica e de eficiência energética, possibilitando a redução no consumo de energia e a diminuição de impactos ambientais.

Daniely Gomiero, diretora de Comunicação, Responsabilidade Social Corporativa da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro, ressalta a importância da ação. “Com isso, a Claro garante a geração sustentável de energia e o uso racional de recursos. A energia renovável é custo relativamente baixo e reduz a produção de gases de efeito estufa, com menor impacto no meio ambiente do que fontes de origem fóssil”, diz.



Mais Notícias FOTOVOLT



Célula multijunções estabelece recorde mundial de eficiência

Utilizando materiais com diferentes propriedades de absorção de luz, o laboratório NREL fabricou uma célula solar com eficiência de conversão de 47,1%

28/05/2020


SSM Solar do Brasil inaugura fábrica

Nova unidade deverá aumentar a produção em aproximadamente 50%. Meta é atender os mercados interno e externo

28/05/2020


Grande sistema de armazenamento para o maior projeto solar do mundo

Projeto de 100 MW de baterias no norte da Austrália é o primeiro de uma série de integrará o grande sistema de geração solar combinado a armazenamento, além de transporte submarino em corrente contínua entre a Oceania e o Sudeste Asiático.

29/05/2020