O projeto “Luzes sob a Amazônia”, da Schneider Electric, que já levou energia limpa a mais de 27 mil pessoas em comunidades remotas da região amazônica desde 2023, foi premiado na categoria “Responsabilidade Socioambiental” do Movimento Impacto Amazônia, parte da estratégia Ambição 2030 do Pacto Global – Rede Brasil da ONU (a premiação foi anunciada durante o Fórum Ambição 2030). A ação do “Luzes sob a Amazônia” combina a doação e instalação de soluções fotovoltaicas com o treinamento técnico de moradores, promovendo o uso sustentável e seguro da eletricidade em áreas de difícil acesso.
A iniciativa já contemplou a distribuição de mais de 4 mil kits solares, lanternas para parteiras tradicionais e sistemas individuais adaptados às necessidades locais. Em julho de 2025, a empresa concluiu a entrega de 520 equipamentos em Santarém (PA), em parceria com o Projeto Saúde e Alegria, dentro da Reserva Tapajós Arapiuns.
Além de contribuir para o acesso à eletricidade, o projeto estimula a autonomia energética das comunidades, ampliando as condições para serviços de saúde, educação e segurança. A atuação é realizada em conjunto com entidades como Instituto Mamirauá, ACNUR e outras organizações locais.
A iniciativa integra o Programa de Acesso à Energia da Schneider Electric, que tem como meta fornecer eletricidade limpa e confiável a 50 milhões de pessoas até o fim de 2025 — marca já superada, com 56 milhões de beneficiados globalmente.
A Schneider Electric também mobiliza parceiros e clientes para apoiar a expansão do projeto. O modelo colaborativo visa ampliar o impacto social, econômico e ambiental nas comunidades atendidas.
Mais Notícias FOTOVOLT
Pesquisa avaliou eficiência da geração de energia com módulos bifaciais e concluiu que solo pedregoso natural tem melhor custo-benefício
10/07/2025
Unidade inaugurada em dezembro alavanca crescimento da produção mesmo com cenário adverso
10/07/2025
Associação do setor alerta, porém, para desaceleração da expansão fotovoltaica
10/07/2025