O grupo MTR Solar anunciou que sua nova fábrica em Juiz de Fora, MG, já está em operação com capacidade ampliada. Inaugurada em dezembro de 2024, a unidade de 38 mil m² vem fortalecendo a produção nacional de estruturas e componentes para usinas solares de solo, incluindo rastreadores, estruturas fixas, skids e eletrocentros.

Entre dezembro de 2024 e junho de 2025, a empresa registrou crescimento superior a 15% na produção em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo avaliação da MTR Solar, o avanço ocorre apesar dos desafios enfrentados pelo setor solar brasileiro em 2025, como aumento de custos, incertezas regulatórias e restrições de financiamento.

A unidade concentra esforços no atendimento a projetos de retrofit de usinas solares mais antigas, segmento considerado estratégico pela empresa. Somente no primeiro semestre de 2025, a MTR Solar participou da modernização de aproximadamente 50 MW de usinas.

Segundo o CEO Thiago Rios, a nova planta permite maior agilidade e eficiência no fornecimento de equipamentos, com a produção de peças compatíveis com projetos antigos e soluções sob medida para modernização de ativos.

Com mais de 4 GWp em equipamentos e estruturas comercializados, a empresa atende atualmente mais de 1.200 usinas no País. Seu portfólio inclui também soluções com inteligência artificial voltadas à operação e monitoramento das usinas solares. Até o fim de 2025, a meta da MTR Solar é alcançar 2 GW adicionais em comercializações, com foco em setores como agronegócio, indústria e saúde.



Mais Notícias FOTOVOLT



Eletrobrás faz estudo sobre influência do solo em usinas solares

Pesquisa avaliou eficiência da geração de energia com módulos bifaciais e concluiu que solo pedregoso natural tem melhor custo-benefício

10/07/2025


Projeto solar da Schneider leva energia a 27 mil na Amazônia

Iniciativa que distribui kits solares e capacitação a comunidades remotas foi reconhecida pelo Pacto Global – Rede Brasil da ONU

10/07/2025


Alemanha atinge 50% da meta solar para 2030

Associação do setor alerta, porém, para desaceleração da expansão fotovoltaica

10/07/2025