A indústria farmacêutica britânica GSK colocou em operação uma miniusina solar fotovoltaica de 375 kWp em sua unidade brasileira no Rio de Janeiro. Com 760 módulos solares FV, a instalação ocupa uma área de 2350 metros quadrados no bairro do Jacarepaguá, onde fica a empresa

O Brasil é o primeiro país da América Latina, entre os demais onde a empresa global atua, a implementar usina solar para uso no processo produtivo da unidade fabril. Na primeira fase do projeto, a estimativa é reduzir em 5% o consumo de energia elétrica e evitar 54 toneladas de emissão de CO2 ao ano.

A energia gerada será utilizada em processos de produtos de saúde e medicamentos destinados ao mercado nacional e latino-americano. Com investimento de R$ 4 milhões, o projeto da usina fotovoltaica se iniciou em 2020 e será implementado em fasesEm agosto, foi concluída a primeira delas e, nos próximos anos, há a previsão de incorporar mais módulos.

Na última década, a GSK reduziu em 34% as emissões de gases do efeito estufa, em 78% o despejo de resíduos em aterros sanitários e em 31% o consumo de água. Além disso, a empresa tem meta de usar 100% de energia renovável e de materiais de origem sustentável e planeja substituir sua frota de veículos a combustíveis para elétricos. No Brasil, a meta é alcançar  o consumo integral de energia limpa até 2025.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024