A Shell tem planos de investir R$ 3 bilhões até 2025 em projetos de transição energética no Brasil, sendo que boa parte deles em projetos solares. A meta foi anunciada no dia 21 de setembro como parte do lançamento no País da Shell Energy, divisão do grupo que cuidará dos negócios de transição energética e descarbonização.

Além do investimento em usinas solares fotovoltaicas, com a implantação, geração e comercialização da energia gerada, a meta envolve também projetos eólicos onshore e offshore e de gás natural, e ainda produtos ambientais como os certificados I-REC e créditos de compensações de carbono. O Brasil é um dos quatro mercados principais da Shell Energy, ao lado da Austrália, Estados Unidos e Europa Ocidental. Como pano de fundo da iniciativa, está o objetivo do grupo global de neutralizar suas emissões de carbono até 2050.

A Shell já desenvolve no Brasil um portfólio de projetos solares fotovoltaicos que somam 2,7 GW de capacidade instalada, com expectativa de chegar a 5 GW até dezembro, ocupando 12 mil hectares no Sudeste e Nordeste. Em julho, por exemplo, a Shell assinou com a Gerdau termo de cooperação para construir o parque solar Aquarii, em Brasilândia de Minas (MG), com capacidade instalada de 190 MW e previsto para entrar em operação em 2024. Parte da energia será destinada à Gerdau e o restante comercializado pela Shell no mercado livre.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024