A Pondera, empresa de consultoria e desenvolvedora de projetos em energia renovável, e a SolarDuck, do mercado solar flutuante, assinaram um acordo para desenvolvimento de 555 MWp de projetos solares offshore nos próximos anos. As empresas planejam desenvolver esses projetos entre 2023 e 2025, sendo os primeiros localizados na Holanda e, depois, no Sudeste Asiático.

Fundada em 2007, a Pondera está envolvida em mais de 10 GW de projetos de energia renovável, dos quais acima de 3 GW estão operacionais e outros 3 GW em construção. A empresa teve crescimento acentuado nos últimos anos e está se preparando para se tornar um player importante no mercado do sudeste asiático. Fundada por um grupo de profissionais das áreas marítima e de energia, a SolarDuck desenvolveu uma tecnologia de geração energia solar offshore em grande escala, batizada King Eider, que é robusta, escalonável e capaz de resistir às condições do mar e ventos até de furacões, abrindo um novo e promissor mercado.

No mês passado, o Bureau Veritas (BV) concedeu Aprovação em Princípio (AiP) para a solução da SolarDuck, a primeira na história dada a uma tecnologia solar flutuante offshore. Implantado em abril em IJzendoorn, na Holanda, o primeiro piloto King Eider consiste em quatro unidades triangulares com 156 módulos solares (foto), que fornecem 64 kWp de potência para a rede. A estrutura mantém os painéis solares mais de três metros acima do nível da água e foi projetada para lidar com as condições do mar costeiro, estuários e portos naturais.

As duas empresas planejam utilizar a tecnologia para fornecer eletricidade de origem solar a cidades e regiões que normalmente enfrentam restrições relacionadas com a escassez de terras para implantação de usinas. A tecnologia da SolarDuck permite que essas comunidades e empresas obtenham energia limpa, ao mesmo tempo que protege os preços competitivos da energia. Em 2023, as empresas pretendem desenvolver 5 MWp e, até o final de 2025, implantar a totalidade dos 555 MWp.

Após a assinatura do acordo, as empresas começaram a mapear áreas adequadas para as usinas. “Estou animado com nossa cooperação e a escala de nossos projetos combinados”, disse Koen Burgers, CEO da SolarDuck. “A Pondera é um parceiro que não apenas compartilha nossas ambições globais, mas também o impulso para tornar esses planos realidade. Eles têm um histórico longo e impressionante que pretendemos ampliar com a adição da solar flutuante offshore. ”

O CEO da Pondera, Hans Rijntalder, também saudou a parceria: “O mercado solar flutuante offshore é muito promissor e a SolarDuck desenvolveu uma plataforma tecnológica interessante para os países em que atuamos. (...) Eles receberam a primeira certificação do mundo para energia solar flutuante offshore e vejo oportunidades interessantes para sua aplicação em países como Indonésia e Vietnã.”



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024