A EDP anunciou recentemente que vai instalar uma unidade de produção de hidrogênio verde (H2V), em escala piloto de pesquisa & desenvolvimento, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza, no Ceará. O investimento de R$ 41,9 milhões envolve miniusina solar fotovoltaica de 3 MW de potência para alimentar de energia renovável um módulo eletrolisador com capacidade de produzir 250 Nm3/h do H2V.

Com expectativa de começar a produção no fim de 2022, o projeto, por conta da menor escala, deve ser o primeiro a entrar em operação no hub de hidrogênio verde que está sendo concebido do Porto do Pecém pelo governo estadual com outros grupos empresariais estrangeiros. Já foram assinados quatro memorandos de entendimento, com as empresas Fortescue, Enegix, Qair e White Martins, que erguerão unidades de grande porte de H2V no CIPP.

A usina é projeto de P&D da usina termelétrica Pecém, a carvão mineral, da EDP, instalada no complexo portuário e industrial. A ideia do projeto é desenvolver um roadmap com análises de cenários de escalabilidade, considerando todos os elos a jusante e montante da  produção do hidrogênio. Nesse sentido, serão analisadas a cadeia produtiva do gás, os modelos de negócios, possíveis parcerias estratégicas com indústria e empresas de serviços, a geração e armazenamento do combustível e necessidades de adaptações para uso do combustível nos diferentes modais de transporte. Por fim, a iniciativa visa atender a projeto de descarbonização da EDP, incluindo a substituição do carvão da UTE pelo H2V no futuro.




Mais Notícias FOTOVOLT



GD solar manteve crescimento e estabilidade de preços no 1º semestre

Mesmo com alta no custo dos equipamentos, geração distribuída continua a crescer em ritmo forte no País, aponta estudo da consultoria Greener.

23/09/2021


Shell Energy investirá R$ 3 bi no Brasil, principalmente em solar

Empresa também vai destinar parte do montante a energia eólica, gás natural e certificados I-REC, entre outros produtos.

23/09/2021


Fonte solar FV tem 32,25 GW cadastrados para o leilão A-5

Com 835 projetos cadastradas, fonte só perde em potência ofertada para as térmicas a gás natural.

23/09/2021