A Fundação Amazônia Sustentável e a empresa Unicoba instalaram um sistema fotovoltaico com armazenamento de energia por baterias na comunidade ribeirinha Santa Helena do Inglês, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, no município de Iranduba (AM). O projeto Sempre Luz deve beneficiar 30 famílias que residem no local.

O sistema conta com 132 módulos solares FV, 54 baterias de lítio e nove inversores híbridos. Em fase piloto, a  usina promete trazer segurança energética para a comunidade, que sofre com constantes quedas no fornecimento da rede elétrica. Como a linha passa pelo meio de área florestal, chuvas fortes e outras intempéries constantes afetavam o fornecimento.

A comunidade é a primeira das quatro localidades amazônicas previstas para serem favorecidas pelo projeto. Até dezembro deste ano, o sistema também será instalado na comunidade Boa Frente, na RDS do Juma, em Novo Aripuanã; na comunidade do Bauana, RDS de Uacari, em Carauari; e na comunidade indígena Munduruku, em Nova Olinda do Norte.

Com apoio da empresa Unicoba e por meio de mecanismo do CAPDA (Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia) da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Fundação Amazônia Sustentável implementou o projeto como forma de fomentar o uso de energia solar em comunidades ribeirinhas e indígenas do Amazonas. O objetivo é instalar, até dezembro de 2021, quatro sistemas fotovoltaicos e desenvolver soluções que permitam analisar técnica e economicamente os modelos, que servirão para o atendimento das localidades.




Mais Notícias FOTOVOLT



GD solar manteve crescimento e estabilidade de preços no 1º semestre

Mesmo com alta no custo dos equipamentos, geração distribuída continua a crescer em ritmo forte no País, aponta estudo da consultoria Greener.

23/09/2021


Shell Energy investirá R$ 3 bi no Brasil, principalmente em solar

Empresa também vai destinar parte do montante a energia eólica, gás natural e certificados I-REC, entre outros produtos.

23/09/2021


Fonte solar FV tem 32,25 GW cadastrados para o leilão A-5

Com 835 projetos cadastradas, fonte só perde em potência ofertada para as térmicas a gás natural.

23/09/2021