A Fundação Amazônia Sustentável e a empresa Unicoba instalaram um sistema fotovoltaico com armazenamento de energia por baterias na comunidade ribeirinha Santa Helena do Inglês, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, no município de Iranduba (AM). O projeto Sempre Luz deve beneficiar 30 famílias que residem no local.

O sistema conta com 132 módulos solares FV, 54 baterias de lítio e nove inversores híbridos. Em fase piloto, a  usina promete trazer segurança energética para a comunidade, que sofre com constantes quedas no fornecimento da rede elétrica. Como a linha passa pelo meio de área florestal, chuvas fortes e outras intempéries constantes afetavam o fornecimento.

A comunidade é a primeira das quatro localidades amazônicas previstas para serem favorecidas pelo projeto. Até dezembro deste ano, o sistema também será instalado na comunidade Boa Frente, na RDS do Juma, em Novo Aripuanã; na comunidade do Bauana, RDS de Uacari, em Carauari; e na comunidade indígena Munduruku, em Nova Olinda do Norte.

Com apoio da empresa Unicoba e por meio de mecanismo do CAPDA (Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia) da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Fundação Amazônia Sustentável implementou o projeto como forma de fomentar o uso de energia solar em comunidades ribeirinhas e indígenas do Amazonas. O objetivo é instalar, até dezembro de 2021, quatro sistemas fotovoltaicos e desenvolver soluções que permitam analisar técnica e economicamente os modelos, que servirão para o atendimento das localidades.




Mais Notícias FOTOVOLT



Portuguesa Galp inicia atuação em solar no Brasil comprando 594 MWp

Empresa de soluções energéticas quer aumentar participação de renováveis em seu portfólio.

21/10/2021


Exército realiza simpósio gratuito online de energia solar

Com 30 palestrantes, o evento é aberto à participação do público, que acompanhará a programação pela Internet.

21/10/2021


Solfácil abre linha para financiar solar em propriedade rural

A fintech também inaugurou um marketplace específico para integradores.

21/10/2021