A Eletrobras Furnas está implantando junto ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Itumbiara, em Minas Gerais e Goiás, um sistema híbrido de geração de energia e produção de hidrogênio verde.  Fruto de um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o sistema combina usina solar fotovoltaica fixa no solo e outra com estrutura flutuante, agregadas com planta de armazenamento de energia em baterias de lítio e unidade de produção de hidrogênio verde por eletrólise da água.

Batizado de “Desenvolvimento de sinergia entre as fontes hidrelétrica e solar com armazenamento de energias sazonais e intermitentes em sistemas de hidrogênio e eletroquímico – SHSBH2”, o projeto é uma parceria de Furnas com a empresa Base Energia Sustentável, associada à Universidade Estadual Paulista (Unesp); a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); a Universidade de Brandemburgo, na Alemanha; e a PV Solar, empresa especializada na implantação de sistemas fotovoltaicos.

Em fase adiantada de instalação, com previsão de entrega em novembro, a energia solar gerada em Itumbiara totalizará 1 MWp, dos quais 200 kWp serão provenientes dos módulos solares flutuantes no reservatório da usina e que serão interligados aos 800 kWp instalados em solo. Sob coordenação da Base Energia Sustentável, os sistemas FV contarão com 10 inversores da alemã SMA, sendo oito deles em solo e dois para a planta flutuante, localizada mais próximo à barragem. Também estão sendo utilizados dois sistemas de monitoramento de inversores e 11 string combiner boxes da SMA.

Além desses equipamentos, haverá um banco de baterias da WEG de 600 kWh, eletrolisador alcalino para produção de hidrogênio e uma célula a combustível, ambos da Hydrogenics, além dos 2564 módulos solares fotovoltaicos Trina de 390 Wp cada. Também fazem parte dos sistemas um  conjunto de estruturas de fixação ao solo da Politec e outro conjunto de estruturas flutuantes desenvolvidas pela Base.

Em um primeiro momento, a produção elétrica não será comercializada, mas destinada ao sistema de serviços auxiliares da unidade, para uso em iluminação, tomadas e ventilação. A energia sairá da planta para o barramento de 13,8 kV da subestação da própria UHE por meio de redes aérea e subterrânea. Após a comprovação da eficiência do projeto, Furnas poderá incluir o sistema híbrido de Itumbiara em sua matriz de geração de energia elétrica.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024