O grupo Açotubo, produtor e distribuidor de extensa linha de peças e equipamentos siderúrgicos, como tubos, conexões, barras de aço e sistemas de ancoragem, passou a atuar no segundo semestre também com o fornecimento e comercialização de peças para rastreadores solares (trackers) e em breve para uso em outros sistemas fotovoltaicos. Segundo a empresa, ainda em agosto chegará em sua sede em Guarulhos (SP) uma nova máquina laser fibra de 6000 W, para preparar com o corte a laser partes para a nova demanda solar, mercado que a Açotubo pretende atuar com mais força.

Segundo informações do gerente comercial Denis Lisboa, a Açotubo no momento está homologando parcerias com grandes empresas do setor de energia solar, cujos nomes e áreas de atuação ainda não podem ser revelados por questões estratégicas. De acordo com ele, os investimentos para o novo negócio são realizados para ampliar espaço operacional e capacidade de entrega. Os fornecimentos envolverão peças cortadas a laser, dobradas em CNC e com estruturas soldadas com zincagem por imersão a quente.

Em trackers, a Açotubo firmou em abril deste ano parceria com a espanhola STI Norland. Pelo acordo, a empresa fornecerá a parte metálica do equipamento. Para fechar o negócio, o CEO da empresa espanhola, Javier Reclusa Etayo, visitou a sede da Açotubo, em Guarulhos, onde se reuniu com os executivos principais da empresa nacional, que tem dez unidades espalhadas pelo País.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025