O grupo Açotubo, produtor e distribuidor de extensa linha de peças e equipamentos siderúrgicos, como tubos, conexões, barras de aço e sistemas de ancoragem, passou a atuar no segundo semestre também com o fornecimento e comercialização de peças para rastreadores solares (trackers) e em breve para uso em outros sistemas fotovoltaicos. Segundo a empresa, ainda em agosto chegará em sua sede em Guarulhos (SP) uma nova máquina laser fibra de 6000 W, para preparar com o corte a laser partes para a nova demanda solar, mercado que a Açotubo pretende atuar com mais força.

Segundo informações do gerente comercial Denis Lisboa, a Açotubo no momento está homologando parcerias com grandes empresas do setor de energia solar, cujos nomes e áreas de atuação ainda não podem ser revelados por questões estratégicas. De acordo com ele, os investimentos para o novo negócio são realizados para ampliar espaço operacional e capacidade de entrega. Os fornecimentos envolverão peças cortadas a laser, dobradas em CNC e com estruturas soldadas com zincagem por imersão a quente.

Em trackers, a Açotubo firmou em abril deste ano parceria com a espanhola STI Norland. Pelo acordo, a empresa fornecerá a parte metálica do equipamento. Para fechar o negócio, o CEO da empresa espanhola, Javier Reclusa Etayo, visitou a sede da Açotubo, em Guarulhos, onde se reuniu com os executivos principais da empresa nacional, que tem dez unidades espalhadas pelo País.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025