O ISE - Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar, a empresa RWE Renewables e a Universidade de Tecnologia de Brandenburg Cottbus-Senftenberg (BTU) se uniram para trabalhar no projeto de pesquisa PV2Float, que visa testar vários sistemas fotovoltaicos flutuantes com diferentes projetos de estrutura em condições reais durante um período de três anos.

A meta da pesquisa é aproveitar inicialmente o potencial alemão de geração solar fotovoltaica flutuante em minas de carvão, já que o país conta com cerca de 500 lagoas a céu aberto utilizadas para armazenar resíduos dessa mineração. De acordo com os pesquisadores, o potencial nesses locais estaria na faixa dos dois dígitos médios de gigawatts. A ideia é que a tecnologia FV flutuante abra novas aplicações para essas antigas minas em locais como a Lusatia, no leste da Alemanha.

Projeto financiado pelo Ministério da Economia e Energia da Alemanha, as usinas instaladas e testadas formarão uma base para o trabalho de pesquisa, com a qual será realizada uma análise dos requisitos técnicos, da eficiência econômica e dos efeitos ecológicos das usinas flutuantes na Alemanha. A aceitação da nova tecnologia também será investigada. Além disso, a empresa de energia RWE realizará uma análise potencial do mercado alemão e internacional para FV flutuante. Atualmente, a empresa está implementando um projeto flutuante na Holanda e tem a intenção de expandir sua experiência em todo o mundo.

A primeira usina de demonstração deve ser projetada e construída em conjunto com a empresa Volta Solar. Estão previstas quatro instalações fotovoltaicas flutuantes e uma instalação de referência em terra com potência total de cerca de 150 kW. A Heckert Solar, fabricante de módulos solares, apoiará o projeto com o uso de conceitos inovadores de módulos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024