Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar ISE, de Freiburg, Alemanha, bateram o recorde mundial de conversão de luz em eletricidade, atingindo 68,9% em uma célula fotovoltaica sob luz laser monocromática. Para atingir o novo nível de eficiência, a equipe de pesquisa utilizou uma célula muito fina feita de arsênio de gálio e aplicou um espelho altamente reflexivo e condutor na parte traseira.

Eficiências muito altas são possíveis quando um laser monocromático como fonte de luz é combinado com um material composto semicondutor adequado, daí a utilização do arsênio de gálio. No processo executado pelo instituto, a luz de entrada é absorvida pela estrutura celular do semicondutor, liberando cargas positivas e negativas, que por sua vez são conduzidas para os contatos da célula frontal e traseira, gerando eletricidade.

Por esta forma de transferência de energia, chamada de energia pela luz, a energia laser é fornecida através do ar ou através de uma fibra óptica para uma célula fotovoltaica cujas propriedades correspondem à potência e ao comprimento de onda da luz laser monocromática. Em comparação com a transmissão de energia convencional por condutores metálicos, a energia por sistemas de luz é benéfica para aplicações que requerem uma fonte de alimentação galvanicamente isolada, como em proteção contra raios ou explosão, compatibilidade eletromagnética ou transmissão de energia sem fio.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024