Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Chalmers, Suécia, conseguiram desenvolver uma rota para criar uma bateria recarregável baseada em cimento. O conceito envolve primeiro uma mistura à base de cimento, com pequenas quantidades de fibras de carbono curtas adicionadas para aumentar a condutividade e a dureza flexural. Em seguida, foi embutida dentro da mistura uma malha de fibra de carbono revestida de metais ― ferro para o ânodo e níquel para o cátodo.

Esse conceito que deu origem ao protótipo da bateria de cimento é fruto de tentativas e erros. Estudos anteriores investigando baterias de concreto, por exemplo, mostraram um desempenho muito baixo. Isso fez os pesquisadores irem atrás de outra maneira de produzir o eletrodo, o que deu origem à inovação que já conta com uma prova de conceito em escala de laboratório.

As equipes lideradas pelos pesquisadores Emma Zhang e Luping Tang conseguiram produzir uma bateria recarregável à base de cimento com uma densidade de energia média de 7 Wh por metro quadrado (ou 0,8 Wh por litro). A densidade de energia é usada para expressar a capacidade da bateria. Em uma estimativa modesta, foi concluído que o desempenho da nova bateria poderia ser mais de dez vezes maior do que nas tentativas anteriores de baterias de concreto. A densidade de energia ainda é baixa em comparação com as baterias convencionais, mas essa limitação pode ser superada graças ao enorme volume com que uma bateria como essa poderia ser construída, como material estrutural de edifícios, por exemplo.



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