A empresa norueguesa Glint Solar e o Instituto Geotécnico Norueguês (NGI) desenvolveram um software com algoritmos capazes de identificar as melhores localizações para se instalar usinas solares flutuantes. A tecnologia, que começa a ser aplicada em escala real, calcula automaticamente as alturas das ondas de lagos e reservatórios e as direções eólicas para definir a localização ideal para as estruturas dos sistemas de geração solar flutuantes.

Os algoritmos desenvolvidos pela NGI, e que embasaram o modelo de ondas do sistema comercializado, já está sendo usado em clientes da Glint Solar em vários locais do mundo, incluindo um projeto do Banco Mundial no Sudeste Asiático. A tecnologia, segundo a empresa, é o único processo automático capaz de encontrar e analisar diferentes locais para instalar a energia solar flutuante.

Com os algoritmos, a expectativa é reduzir o tempo e os custos de analisar esses locais, o que até o momento é feito de maneira manual, com muitas horas de pesquisa de campo e laboratoriais. Segundo comunicado da Glint Solar, o desenvolvimento vai ao encontro da demanda do setor solar flutuante de buscar maneiras de reduzir os riscos do projeto. Embora geralmente seguro, há registros de acidentes em instalações solares flutuantes causados por clima extremo, o que pode ser evitado agora com o sistema baseado em inteligência artificial.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024