Pesquisadores do instituto norueguês Sintef desenvolveram um protótipo de usina solar flutuante, em escala de 1:13, para testar em condições reais oceânicas a eficiência e resistências das estruturas. O projeto foi encomendado pelas empresas também norueguesas Moss Maritime, especializada em projetos da indústria offshore de óleo, gás e renováveis, e pela Equinor, de extração de petróleo e gás e de geração de energia renovável.

O modelo foi equipado com sensores para coletar informações da ação das ondas, de movimentos e das cargas nos pontos de amarração e conexão da usina. Os dados coletados foram utilizados pela Moss Maritime para calibrar seu modelo matemático de projetos de usinas que, após seu desenvolvimento, deve ser empregado para projetar e otimizar instalações em escala real da Equinor.

O objetivo do experimento, em primeiro lugar, é encontrar pontos que demandem melhorias nos projetos técnicos, já que as instalações devem suportar condições dinâmicas de ondas, ventos e correntes. O outro alvo da pesquisa é conseguir também criar soluções para tornar a solução mais competitiva em preço.

Segundo os envolvidos no projeto, a colaboração entre o Sintef com a Moss Maritime e a Equinor tem caráter inovador e deve acelerar a concepção dos projetos de usinas solares flutuantes no mundo, inclusive visando a instalação em locais que demandam alta suportabilidade das estruturas. Isso porque até o momento a engenharia da área visava apenas projetos em lagos e reservatórios hidrelétricos, sem considerar a exposição das estruturas às condições mais adversas dos oceanos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel aprova chamada estratégica para hidrogênio

Estruturada em "Peças e Componentes" e "Plantas Piloto", chamada incentiva colaboração entre diferentes atores do setor elétrico.

21/03/2024


Silveira diz que leilão de reserva de capacidade incluirá baterias

Em evento nos EUA, ministro informou que medida está em estudos no MME.

21/03/2024


Trina Solar tem patentes de módulos TOPCon aprovadas

Fabricante chinesa obteve mais de 2 mil direitos de propriedade intelectual da tecnologia utilizada em módulos de alta eficiência.

21/03/2024