A Enel X Brasil iniciou as obras para construção de duas usinas solares para a operadora de telecom TIM. Em desenvolvimento desde abril de 2020, a capacidade total das duas usinas é de 9,9 MWp, com 24 mil módulos solares, e se localizam nos municípios de Ibititá e América Dourada, na Bahia.  Segundo a Enel X, do grupo italiano Enel, trata-se do maior projeto de geração de energia da empresa na América Latina.

As usinas estarão disponíveis para a TIM por um período de 15 anos, conforme o modelo de negócio fechado, e vão atender por geração distribuída compartilhada a 716 estações rádio-base desta empresa na área de concessão da distribuidora Coelba. A expectativa é a de que as duas miniusinas entrem em operação no segundo semestre deste ano.

Esses últimos investimentos fazem parte de um projeto de geração distribuída da TIM iniciado em 2017. A operadora conta hoje com 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás em operação e pretende chegar a 60 unidades em 2022, com geração mensal de 38 GWh. A TIM encerrou 2020 com 74,5% do seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis e tem como meta alcançar mais de 90% até 2025. Com as duas miniusinas na Bahia, a Enel X alcança 27,1 MWp em projetos de energia solar voltados para clientes industriais.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel aprova chamada estratégica para hidrogênio

Estruturada em "Peças e Componentes" e "Plantas Piloto", chamada incentiva colaboração entre diferentes atores do setor elétrico.

21/03/2024


Silveira diz que leilão de reserva de capacidade incluirá baterias

Em evento nos EUA, ministro informou que medida está em estudos no MME.

21/03/2024


Trina Solar tem patentes de módulos TOPCon aprovadas

Fabricante chinesa obteve mais de 2 mil direitos de propriedade intelectual da tecnologia utilizada em módulos de alta eficiência.

21/03/2024