A distribuidora paranaense Copel criou um guia para auxiliar minigeradores na apresentação de projetos de proteção dos seus sistemas. Disponível no site da companhia, o “Manual de Apresentação de Projetos de Proteção para Acessantes de Geração” padroniza a forma e conteúdo da entrega dos projetos.

O projeto de proteção do sistema é uma das obrigações que devem ser seguidas por certas classes de consumidores que instalam sistema de geração distribuída: geradores de energia solar FV com potência acima de 300 kW e minigeradores hidrelétricos (PCHs e CGHs) e térmicos (UTEs) acima de 75 kW. A exigência se faz necessária nesses casos porque a proteção do sistema demanda relés adicionais e estudos específicos. Já em potências mais baixas, o sistema é simples, o que dispensa a apresentação mais aprofundada, agora padronizada pela Copel.

Como as informações para apresentação de projetos de proteção nessas escalas de potência maiores são mais técnicas, a Copel registrava um alto número de reprovações, com vários retornos para ajustes das documentações. O cenário aumentava o número de horas trabalhadas dos analistas da distribuidora e alongava o prazo de conclusão do processo até a autorização para a instalação pelo cliente.

Aberto para uso por acessantes de geração distribuída nas modalidades de compensação e produção independente, o manual pode ser acessado pelo link https://www.copel.com/hpcweb/fornecedores-e-parceiros/geracao-distribuida/

 



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024