A distribuidora paranaense Copel criou um guia para auxiliar minigeradores na apresentação de projetos de proteção dos seus sistemas. Disponível no site da companhia, o “Manual de Apresentação de Projetos de Proteção para Acessantes de Geração” padroniza a forma e conteúdo da entrega dos projetos.

O projeto de proteção do sistema é uma das obrigações que devem ser seguidas por certas classes de consumidores que instalam sistema de geração distribuída: geradores de energia solar FV com potência acima de 300 kW e minigeradores hidrelétricos (PCHs e CGHs) e térmicos (UTEs) acima de 75 kW. A exigência se faz necessária nesses casos porque a proteção do sistema demanda relés adicionais e estudos específicos. Já em potências mais baixas, o sistema é simples, o que dispensa a apresentação mais aprofundada, agora padronizada pela Copel.

Como as informações para apresentação de projetos de proteção nessas escalas de potência maiores são mais técnicas, a Copel registrava um alto número de reprovações, com vários retornos para ajustes das documentações. O cenário aumentava o número de horas trabalhadas dos analistas da distribuidora e alongava o prazo de conclusão do processo até a autorização para a instalação pelo cliente.

Aberto para uso por acessantes de geração distribuída nas modalidades de compensação e produção independente, o manual pode ser acessado pelo link https://www.copel.com/hpcweb/fornecedores-e-parceiros/geracao-distribuida/

 



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025