A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai instalar cinco microusinas solares de 50 kWp cada no campus Lagoa do Sino. O investimento total previsto é de R$ 975 mil, com recursos do Ministério da Educação (MEC). Os trabalhos de instalação terão início em janeiro de 2021, com prazo estimado para conclusão das instalações em julho.

O envolvimento da UFSCar com a geração solar começou em 2017. A partir daí, até o ano passado, já foram construídas sete microusinas FV com mesmas potências. Além disso, a universidade também tem investido em eficiência energética, com a troca de quase 50 mil lâmpadas convencionais por tecnologia LED. O investimento total nessas ações foi de R$ 8 milhões, oriundos dos programas de eficiência energética da Aneel e por meio de investimentos do MEC.

Com as medidas, a UFSCar conseguiu subir no ranking internacional Green Metrics, que avalia o esforço para preservação do meio ambiente de 912 universidades. Depois de adotar a energia solar e fazer o retrofit de iluminação, a universidade subiu 150 posições, de 2019 para 2020, chegando ao 362º  lugar. Em comparação com universidades brasileiras, a UFSCar ocupa o 15º lugar no ranking.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024