A EDP colocou para circular no Ceará um ônibus elétrico da BYD totalmente movido a energia solar.  Parte de projeto piloto de R$ 4,8 milhões desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o veículo tem banco de baterias que garante autonomia de 300 quilômetros, mais do que o suficiente para percorrer os 70 km entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, na sede da usina termelétrica a carvão do Pecém, da EDP, percurso que será feito diariamente pelo ônibus para transportar trabalhadores da UTE.

A recarga das baterias será feita no estacionamento da usina, utilizando um carport montado com módulos solares. Foram instalados 183 módulos, cuja energia gerada carregará as baterias do ônibus nos intervalos entre as viagens. O veículo conta com chassi da BYD e carroceira da Marcopolo e será operado diariamente pela empresa Gertaxi, responsável pelo transporte dos funcionários até a usina. Antes de iniciar os testes, a EDP e os parceiros treinaram os motoristas quanto ao sistema do veículo e a distribuição da carga de energia elétrica.

Em uma segunda fase do projeto, está prevista a aplicação no teto do veículo de filmes fotovoltaicos orgânicos, a tecnologia OPV (do inglês organic photovoltaic). As células no teto do ônibus serão testadas nas condições climáticas existentes no Ceará com o propósito de suprir parte do consumo dos serviços no interior do ônibus, como o carregamento de celulares e outros periféricos tecnológicos.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025