A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Senai Ceará e a multinacional chinesa GoodWe firmaram um acordo de cooperação tecnológica para a implantação de um centro de treinamento em energia solar e armazenamento. O anúncio foi feito dia 20 de outubro durante visita da delegação brasileira à sede da GoodWe, em Suzhou, na China.
O projeto prevê a criação de um laboratório tecnológico no Senai Ceará, voltado à capacitação de técnicos e engenheiros nas novas tendências do setor fotovoltaico, com foco em sistemas híbridos e soluções de armazenamento. O espaço contará com equipamentos completos fornecidos pela GoodWe, incluindo inversores on-grid e híbridos, sistemas de armazenamento e um carport com módulos solares BIPV (Building Integrated Photovoltaics).
“Agradeço à GoodWe por essa importante parceria, pois acreditamos que, ao lado de grandes empresas, conseguimos qualificar profissionais aptos a lidar com as novas tendências de mercado”, afirmou Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC.
Para Fábio Mendes, vice-presidente da GoodWe na América do Sul, a iniciativa representa um marco na integração entre educação e tecnologia. “Ao unir nossa expertise em sistemas solares e armazenamento com a tradição educativa do Senai, criamos um ambiente onde teoria e prática convergem para formar profissionais prontos para os desafios do mercado”, destacou.
O diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, ressaltou que a parceria eleva o nível do ensino técnico no estado. “Esse espaço oferecerá experiências práticas que simulam situações reais do setor e fortalecerá o ecossistema regional de energia solar”, afirmou.
O projeto executivo do laboratório está sendo desenvolvido no Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, localizado no Senai Barra do Ceará, com início das atividades previsto ainda para 2025. A expectativa é que o espaço se torne referência em capacitação solar no Nordeste, oferecendo cursos técnicos, workshops e programas voltados à inovação e à sustentabilidade.
Mais Notícias FOTOVOLT
Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA
13/02/2026
Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS
13/02/2026
Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país
13/02/2026