A Canadian Solar anunciou o lançamento de uma nova linha de módulos fotovoltaicos de baixo carbono. Os equipamentos utilizam células de heterojunção (HJT) e chegam a potências de até 660 Wp, com eficiência máxima de 24,4%.

A fabricante informou que a nova geração atinge uma pegada de carbono de 285 kg CO₂ equivalente por kW instalado, índice considerado um dos mais baixos entre os módulos de silício disponíveis. As entregas começaram em agosto de 2025, com foco em aplicações de grande porte e comerciais.

A redução no impacto ambiental decorre de inovações no processo produtivo, como maior aproveitamento do lingote de silício, wafers mais finos de 110 μm e simplificação da fabricação das células HJT, que passam a exigir menos etapas e menor consumo energético.

Segundo a empresa, essas mudanças permitem economia de energia elétrica no processo fabril e redução de até 21 kg de CO₂ por kW produzido. No total, o tempo de retorno de carbono dos módulos é cerca de 11% menor do que o de painéis N-type convencionais.

Os módulos são compatíveis com a linha de inversores da Canadian Solar. A companhia destaca que equipamentos de 350 kW, por exemplo, oferecem entrada DC de 40 A e mantêm desempenho estável em temperaturas de até 45 °C, otimizando ganhos bifaciais.

A nova tecnologia foi apresentada ao mercado durante a feira RE+ 2025, realizada de 9 a 11 de setembro em Las Vegas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Governo altera regras de acesso à rede de transmissão

Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.

12/12/2025


Aneel abre consulta para regras de recarga de veículos elétricos

Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede

12/12/2025


Motiva fecha contrato de GD solar com a Prime Energy

Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável

11/12/2025