A diretoria da Aneel aprovou, em reunião pública, o edital do Leilão nº 1/2025, voltado ao suprimento de energia e potência para os sistemas isolados. A contratação tem início de fornecimento previsto para 20 de dezembro de 2027, com exceção da localidade de Coari (AM), onde o prazo será 1º de dezembro de 2030. Para Anamã, Caapiranga e Codajás, também no Amazonas, é permitido o suprimento imediato.

De acordo com a EPE - Empresa de Pesquisa Energética, foram cadastrados 241 projetos, que correspondem a 80 soluções de suprimento, totalizando 1.870 MW. Os lotes ofertados somam 66 MW: o Lote 1 no Amazonas, com 8,791 MW; o Lote 2, também no Amazonas, com 48,253 MW; e o Lote 3, no Pará, com 9,946 MW.

As centrais híbridas, que combinam termelétricas e fotovoltaicas, com ou sem armazenamento, representam 61% da potência total cadastrada, enquanto as termelétricas respondem por 39%. Cerca de 55% das usinas híbridas terão sistemas de baterias, reforçando a tendência de uso de armazenamento no atendimento aos sistemas isolados.

Outro destaque é que todas as 11 centrais termelétricas cadastradas vão operar com mistura de biodiesel superior ao percentual obrigatório. A EPE também destacou que um mesmo projeto pode ser inscrito em mais de uma solução de suprimento, ampliando a competitividade.

O gráfico divulgado pela Aneel mostra que a maior parte das propostas envolve UTEs a gás natural (32%) e centrais híbridas fotovoltaicas com UTE a diesel e biocombustível (31%). Soluções combinando UFV e UTE a gás natural representam 28% do total. Outras opções, como biocombustíveis puros ou misturas com diesel, somam parcelas menores.

As localidades associadas aos três lotes estão distribuídas por municípios do Amazonas e do Pará, como Coari, Limoeiro, Parais, Anamã, Novo Remanso e Jacareacanga, entre outros. O edital prevê diferentes prazos de suprimento conforme as condições locais de infraestrutura.

O processo de consulta pública que antecedeu a publicação recebeu 89 contribuições. Do total, 43% foram aproveitadas integral ou parcialmente, 29% rejeitadas e 28% consideradas fora do escopo.

A sessão do leilão será realizada de forma eletrônica, no dia 26 de setembro de 2025. A expectativa da Aneel é que a concorrência viabilize soluções sustentáveis e seguras para os consumidores dos sistemas isolados da Região Norte.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025