As empresas Ludfor e Gebras formalizaram a criação de uma sociedade para a implantação de uma usina solar fotovoltaica no município de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul. O empreendimento contará com 3,15 MWp de potência instalada e será conectado à rede da Equatorial CEEE.

A expectativa é que a planta gere mais de 4,3 milhões de kWh por ano, o suficiente para abastecer cerca de 2.500 residências com consumo médio mensal de 150 kWh. A operação da usina está prevista para iniciar em 2026.

O projeto foi estruturado a partir da joint venture firmada pelas duas empresas em 2024 e representa uma aposta na expansão da geração distribuída-centralizada, modalidade que vem ganhando força no País após a regulamentação da Lei nº 14.300/2022, o marco legal da micro e minigeração distribuída.

A planta de Pelotas deve operar sob o modelo de compensação de créditos de energia para unidades consumidoras conectadas à mesma distribuidora, em linha com a estratégia da Ludfor de ampliar sua presença no segmento de geração para atendimento remoto.

A Ludfor, com sede em Bento Gonçalves (RS), possui mais de 1,2 GW médios sob gestão e atende mais de 5.500 unidades consumidoras em todo o País. Já a Gebras atua em projetos de engenharia e regulação para o setor elétrico, com foco em soluções customizadas para geração distribuída.

Segundo comunicado, a parceria em Pelotas reforça a movimentação de empresas do setor para viabilizar projetos de menor porte em regiões com boa irradiação solar e capacidade de escoamento, mesmo em meio a um cenário de mudanças regulatórias e ajustes nos critérios de acesso à rede.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025