A Comissão de Serviços Públicos de Ohio (Puco, na sigla em inglês), nos EUA, acatou na semana passada solicitação feita pela concessionária de energia elétrica AEP Ohio para proteção aos demais consumidores quando de investimentos para atender as necessidades de energia da crescente indústria de data centers. A decisão estabelece obrigações financeiras mais rígidas que as empresas de data centers devem assumir para dar suporte à infraestrutura elétrica que as atende.
As exigências financeiras visam proteger os outros clientes quanto a arcar com os custos das melhorias na rede elétrica necessárias para atender às demandas de energia dos data centers. Os novos data centers de grande porte devem agora pagar por um mínimo de 85% da energia contratada – mesmo que consumam menos –, de modo a cobrir os custos de infraestrutura necessários para levar eletricidade a essas instalações. O plano cria uma escala móvel que permite maior flexibilidade para data centers de pequeno e médio porte. Também exige que os proprietários de data centers comprovem que são financeiramente viáveis e capazes de atender a esses requisitos.
Os termos também incluem uma taxa de rescisão caso um projeto seja cancelado ou não consiga cumprir as obrigações durante a vigência do contrato de serviço elétrico. Os requisitos permanecerão em vigor por 12 anos, e o plano inclui um período de ramp-up de quatro anos.
“Estamos satisfeitos que a Puco concorde que é fundamental alinhar a demanda de energia dos data centers com os custos de infraestrutura necessários para sustentar seu crescimento em Ohio”, disse em nota o presidente e diretor de operações da AEP Ohio, Marc Reitter. “Essa infraestrutura apoiará o crescente setor de tecnologia de Ohio e ajudará a proteger as instalações de armazenamento e processamento de dados dos Estados Unidos aqui nos EUA.”
A AEP Ohio tem sede em Gahanna, Ohio, e fornece eletricidade para 1,5 milhão de clientes em 61 condados. É uma unidade da American Electric Power (AEP), sediada em Columbus, Ohio, que opera mais de 64 mil quilômetros de linhas de transmissão e mais de 360 mil quilômetros de linhas de distribuição, tem 5,6 milhões de clientes em 11 estados e 29 mil MW de geração, sendo 6 mil MW de energia renovável.
Mais Notícias FOTOVOLT
Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente
15/08/2025
Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País
15/08/2025
Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar
15/08/2025