A Alemanha alcançou metade da meta legal de expansão fotovoltaica prevista para 2030, com cerca de 107,5 GW de capacidade instalada. O marco inclui sistemas instalados em telhados, fachadas, varandas e áreas abertas, que já respondem por aproximadamente 15% da demanda de eletricidade do país.
Apesar do avanço, a Associação Alemã da Indústria Solar (BSW-Solar) alertou para a recente desaceleração na instalação de novos sistemas e advertiu que o ritmo atual pode comprometer o cumprimento da meta de 215 GW até o fim da década. A entidade pede estabilidade nas condições de investimento e remoção de barreiras regulatórias.
Segundo análise da BSW-Solar, o crescimento da demanda por eletricidade exige uma aceleração da “solarização” em todos os segmentos. A entidade defende medidas para garantir o avanço da geração solar e de sistemas de armazenamento, ressaltando a importância desses recursos para segurança energética, redução de custos e mitigação das mudanças climáticas.
Atualmente, mais de cinco milhões de sistemas solares estão instalados na Alemanha. Para viabilizar a segunda metade da meta, a BSW-Solar propõe ações como a liberação de auxílios estatais da União Europeia ao chamado "pacote solar", além da digitalização e agilização das conexões à rede.
Outro ponto considerado crítico é a ampliação da capacidade de armazenamento. A Alemanha opera hoje cerca de dois milhões de sistemas de bateria, com capacidade total de 20 GWh. No entanto, estimativas apontam a necessidade de 100 a 150 GWh até 2030 para garantir flexibilidade e estabilidade ao sistema.
A associação solicita a implementação de medidas previstas no acordo de coalizão, como o tratamento privilegiado a sistemas de armazenamento pela legislação de construções. A BSW-Solar defende que o avanço das baterias seja tratado como componente estratégico da política energética.
Para o setor, acelerar a energia solar e o armazenamento é essencial não apenas para cumprir metas climáticas, mas também para manter a competitividade da economia alemã e reduzir a exposição a choques de preços em combustíveis fósseis.
Mais Notícias FOTOVOLT
Pesquisa avaliou eficiência da geração de energia com módulos bifaciais e concluiu que solo pedregoso natural tem melhor custo-benefício
10/07/2025
Unidade inaugurada em dezembro alavanca crescimento da produção mesmo com cenário adverso
10/07/2025
Iniciativa que distribui kits solares e capacitação a comunidades remotas foi reconhecida pelo Pacto Global – Rede Brasil da ONU
10/07/2025