O complexo solar Lagoinha, em Russas, no Ceará, começou a operar no dia 26 de junho. Implementado em área de 304 hectares, o empreendimento tem capacidade instalada de 165 MW é o primeiro projeto greenfield da chinesa CGN Brasil, que investiu aproximadamente R$ 650 milhões.
O complexo conta com cerca de 337 mil módulos solares fotovoltaicos, cuja energia gerada pode abastecer, segundo cálculos da empresa, aproximadamente 200 mil residências. A expectativa é também evitar a emissão de cerca de 350 mil toneladas de CO₂ por ano.
Entre os contratos no mercado livre que viabilizam a operação está um de longo prazo firmado por 17 anos com a Rede D’Or, de hospitais, que deve garantir fornecimento de 57 MW médios para 79 hospitais em 13 estados e no Distrito Federal.
Na construção, segundo a CGN, foram gerados mais de mil empregos diretos e indiretos na região do Vale do Jaguaribe. Como parte das ações sociais do empreendimento, a empresa afirma que entregou módulos solares e materiais esportivos a escolas públicas de Russas, em ações de apoio à comunidade.
Atualmente, o Ceará tem 55 usinas centralizadas de solar fotovoltaica em operação, com capacidade instalada de 1,26 GW, e tem outros 419 projetos contratados, com potencial adicional de 15,9 GW, segundo dados da Aneel.
Mais Notícias FOTOVOLT
Com capacidade de 200 MW e investimento de R$ 700 milhões, usina solar complementa eólica de 553,5 MW
26/03/2026
Setor elétrico e órgãos ambientais vão discutir critérios, desafios e caminhos para a regulamentação do licenciamento dessas usinas
26/03/2026
Projeto da CGN Brasil com o Piauí Instituto de tecnologia vai estudar implantação de usina CSP piloto de 100 MW
26/03/2026