A MTR Solar, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, criou uma divisão especializada em retrofit de usinas solares cujo objetivo é oferecer soluções completas de modernização e atualização de equipamentos, além de otimização de layouts. Segundo comunicado, a empresa tem mais de 4 GWp instalados em equipamentos, atendendo a mais de 1.200 usinas, com mais de 2,2 milhões de módulos instalados.

A oferta inclui troca de inversores antigos por modelos mais eficientes e modernos, atualização de módulos fotovoltaicos, implementação de softwares de análise de dados e IoT para monitoramento em tempo real, além de integração com sistemas de armazenamento de energia e substituição de peças metálicas oxidadas e comprometidas.

Com sede em Barueri, SP, e fábrica em Juiz de Fora, MG, a MTR oferece soluções completas para usinas, incluindo trackers, estruturas fixas, sistemas de monitoramento por inteligência artificial, inversores e soluções para o setor agrícola com usinas off-grid com baterias. “A modernização de componentes, como inversores, painéis e sistemas de monitoramento e estruturas permite recuperar a produtividade original da usina, além de reduzir custos de manutenção e evitar investimentos em novas instalações”, disse o CEO da MTR Solar, Thiago Rios.

Usina em aterro – A MTR Solar e AE Solar anunciaram esta semana projeto de implantação de usina fotovoltaica em um aterro sanitário no Rio de Janeiro (foto). A usina de 6,5 MWp será implementada no segundo semestre de 2025 no bairro de Santa Cruz, e replicará uma solução semelhante utilizada com sucesso em Curitiba, empregando uma estrutura de sustentação especialmente desenvolvida, que dispensa cravação no solo, respeitando as condições ambientais da área e minimizando impactos no solo.

A usina terá 9.310 painéis solares da AE Solar e mão de obra e demais equipamentos da MTR Solar. “Este projeto utiliza nossa tecnologia de heterojunção (HJT) e demonstra que é possível reaproveitar terrenos degradados para gerar energia limpa por 25 anos, com total respeito ao meio ambiente”, disse Jorge Moura, diretor regional da AE Solar. Para Mauricio Barros, co-CEO da MTR Solar, o projeto é “uma oportunidade única de transformar um passivo ambiental em uma fonte de energia renovável. Além de reduzir a pegada de carbono, promovemos a valorização de áreas anteriormente consideradas problemáticas. Acreditamos que esse modelo pode ser replicado em outros estados, contribuindo para uma matriz energética mais verde no Brasil.”



Mais Notícias FOTOVOLT



Tramontina entra no mercado de energia solar

Empresa cria nova divisão na sua fábrica de materiais elétricos e lança linha fotovoltaica.

23/05/2025


Sungrow fornece inversores para complexo híbrido da Statkraft

Contrato prevê 711 inversores string de alta potência que serão instalados em usina solar associada com eólica.

23/05/2025


CPFL Santa Cruz instala miniusina solar em Santa Casa

O projeto de eficiência energética PEE Aneel também envolveu trocas de iluminação.

23/05/2025