Uma cafeteria na cidade de Serra Negra, em São Paulo, instalou eletroposto movido a energia solar. O sistema, instalado no regime de comodato, foi implementado pela empresa Moby e compreende dois carregadores semirrápidos de 22 kW, com tempo de recarga entre duas horas e seis horas, a depender do tipo de bateria de cada veículo elétrico.

Os carregadores na cafeteria Kaffehaus Brasil são alimentados pela energia solar gerada por um sistema fotovoltaico de 28,6 kWp, instalado pela rede de franquias Solarprime. O eletroposto conta com a solução Moby Recarga, que faz a integração entre os carregadores e aplicativos de celular para a gestão e pagamento.

Pela solução, há a possibilidade de o usuário controlar o pagamento pelo abastecimento nas estações de recarga, com preços referentes ao kWh, com recurso ainda para a gestão da energia utilizada em tempo real. “Estamos expandindo esse modelo de instalação de carregadores no Circuito das Águas e a previsão é colocarmos uma estação na cidade de Socorro”, disse o diretor comercial da Moby, Lincon Souza.

A instalação também atraiu novos clientes para a cafeteria, interessados em carregar seus veículos elétricos em uma cidade com poucas alternativas do tipo. Segundo a gestora da KaffeeHaus, Natália Contesini, “muitos param aqui para carregar o carro, pois é difícil encontrar pontos de recarga na cidade, e por fim acabam ficando, consumindo e conhecendo nosso espaço”, disse.



Mais Notícias FOTOVOLT



Eletrobrás faz estudo sobre influência do solo em usinas solares

Pesquisa avaliou eficiência da geração de energia com módulos bifaciais e concluiu que solo pedregoso natural tem melhor custo-benefício

10/07/2025


Com nova fábrica, MTR Solar aumenta produção em 15%

Unidade inaugurada em dezembro alavanca crescimento da produção mesmo com cenário adverso

10/07/2025


Projeto solar da Schneider leva energia a 27 mil na Amazônia

Iniciativa que distribui kits solares e capacitação a comunidades remotas foi reconhecida pelo Pacto Global – Rede Brasil da ONU

10/07/2025