O SWC - Solar World Congress, congresso oficial da ISES - International Solar Energy Society, está com chamada de resumos aberta até o dia 30 de abril próximo. Realizado pela primeira vez no Brasil, de 4 a 7 de novembro próximo em Fortaleza, CE, o evento vai apresentar os últimos desenvolvimentos em pesquisa e desenvolvimento em energia solar e outras fontes renováveis, além de discutir o papel da energia solar na transição energética. O chair do SWC 2025, professor Marcelo Almeida do IEE-USP, ressalta que o evento acontecerá na semana anterior à COP30 em Belém, PA, sendo portanto um importante encontro preparatório para a conferência.
Realizado bienalmente desde a década de 1970, segundo o professor o SWC “materializa o espírito de networking internacional e de troca de ideias promovido pela ISES”. O evento reunirá profissionais, professores, pesquisadores, estudantes, empresários, representantes governamentais, membros de ONGs e outros envolvidos com as diversas formas de utilização da energia solar, desde seu uso para produção de energia fotovoltaica e energia térmica, até as aplicações indiretas da energia solar.
O portal de submissão de resumos estendido está aberto até o dia 30 de abril: https://www.solarworldcongress.org/author-corner-0. Os eixos temáticos são Tecnologia de células fotovoltaicas e de sistemas fotovoltaicos; Sistemas termosolares; Aquecimento e resfriamento solar; Avaliação e meteorologia do recurso solar; Além do solar: outras fontes renováveis e aplicações e componentes associados; Aplicações de sistemas de energia renovável; Microrredes e interação com a rede; Integração da energia solar na arquitetura e no planeamento urbano; e Mercado, economia, políticas, meio ambiente e aspectos sociais. Na página https://www.solarworldcongress.org/about/congress-themes, o interessado encontra o detalhamento de cada um desses eixos. O idioma oficial do SWC 2025 é o inglês.
O SWC 2025 é organizado pela ABENS - Associação Brasileira de Energia Solar, braço brasileiro da ISES, pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP), pela Universidade Federal do Ceará e a Universidade Federal de Santa Catarina. Mais informação em https://www.solarworldcongress.org/
Mais Notícias FOTOVOLT
Proposta do MME tem três eixos principais que visam ampliar beneficiados com tarifa social, abrir mercado para consumidores da baixa tensão e rever rateio de encargos e subsídios.
25/04/2025
Contrato, segundo entre as empresas, envolve energia gerada por complexo solar de Casablanca.
25/04/2025
O programa federal de universalização de energia em áreas remotas criou 7.245 unidades consumidoras em terras indígenas desde 2023, quando foi retomado.
25/04/2025