Pela primeira vez, segundo relatório do think tank inglês Ember, a fonte solar fotovoltaica passou as termoelétricas a carvão na geração de eletricidade na Europa. Em 2024, segundo o documento European Electricity Review, a solar gerou 11% da eletricidade da União Europeia, enquanto o carvão caiu para 10%, também pela primeira vez na história.

Outra boa notícia para a transição energética europeia foi a constatação de que pelo quinto ano consecutivo a produção a gás diminuiu, com a produção fóssil total caindo para um mínimo histórico. “Os combustíveis fósseis estão perdendo o controle sobre a energia da UE", disse o analista sênior e principal autor do relatório, Chris Rosslowe.

Também pelo lado das renováveis, a fonte eólica já responde por 17% da geração em 2024, acima da termoeletricidade a gás, que teve 16% de participação. Combinado com a recuperação da energia hidrelétrica, as renováveis elevaram a participação para quase metade da geração de energia da União Europeia, com 47% do total. Já as fontes fósseis geraram 29% da eletricidade em 2024. 

Antes do chamado Pacto Ecológico Europeu, em 2019, as fontes de origem fóssil respondiam por 39 % da eletricidade, enquanto as renováveis forneciam 34%. Nesse período, o carvão caiu de terceira maior fonte de energia da Europa para a sexta colocação. O gás em térmicas também diminuiu pelo quinto ano consecutivo (-6 %).



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025