A cooperativa financeira Unicred colocou em operação uma usina solar fotovoltaica no município de Caçador, em Santa Catarina. Com 1 MW de potência instalada, a UFV no modelo de geração distribuída visa gerar créditos para 87% das agências da cooperativa no estado.
Com 2.230 módulos solares fotovoltaicos dispostos em uma área de 30 mil m², o empreendimento deve gerar cerca de 2 milhões de kWh por ano. O projeto e construção foram realizados pela TAB Energia, uma integradora licenciada pela catarinense Weg. Segundo cálculos da Unicred, a instalação deve evitar a emissão de aproximadamente 237 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de mais de 1.500 árvores.
De acordo com comunicado da empresa, além dos benefícios ambientais, o projeto também vai garantir economia significativa no consumo de energia, o que permitirá que a cooperativa reinvista recursos em outras áreas estratégicas. O sistema Unicred conta com uma central, 25 Cooperativas, mais de 366 Agências, R$ 29,9 bilhões em ativos e R$ 15,7 bilhões na carteira de crédito, atendendo a mais de 320 mil cooperados.
Mais Notícias FOTOVOLT
Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis
31/10/2025
Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal
31/10/2025
Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.
31/10/2025