A cidade de Utrecht, na Holanda, vai implementar um programa de mobilidade elétrica compartilhada que utilizará a tecnologia V2G (do inglês vehicle-to-grid). Trata-se de solução que emprega carregamento bidirecional, ou seja, que permite não apenas a recarga dos veículos, mas também que estes devolvam para a rede, quando necessário, a energia armazenada em suas baterias.
O programa é uma parceria entre a cidade holandesa com a empresa Mobilize, pertencente à montadora francesa Renault e responsável pela tecnologia de V2G, e ainda com a MyWheels, especializada no serviço de compartilhamento de carros elétricos. A montadora também participa da parceria com o fornecimento da frota inicial de 500 veículos elétricos modelo Renault 5.
Com 35% de todos os seus telhados cobertos com módulos solares, Utrecht também visa com o projeto a estabilidade da rede, já que os 500 carros preparados para o carregamento bidirecional podem fornecer 10% da flexibilidade necessária na região para equilibrar a energia solar intermitente durante os horários de pico. Segundo comunicado sobre o projeto, a solução também tem potencial para reduzir os custos gerais de eletricidade.
A iniciativa, ainda de acordo com o comunicado, é a primeira que emprega a tecnologia V2G para beneficiar a infraestrutura pública. Além do Renault 5, a perspectiva é expandir a frota de compartilhamento para outros modelos elétricos da montadora: o Renault 4 E-Tech, o Megane E-Tech e o Scenic E-Tech. A infraestrutura de recarga pública é da empresa We Drive Solar.
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