A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgou informações sobre o índice de investimento em digitalização na indústria de manufatura no Brasil, levantamento que abrange o período entre 2022 e 2023.


 

O setor de plásticos aumentou o investimento em digitalização, de acordo com a Sondagem Transformação Digital nas Empresas Brasileiras, estudo que é resultado da parceria entre as instituições mencionadas. O índice de investimento em tecnologias digitais no ramo do plástico passou de 100,2 para 131,2 pontos entre o 2º e o 3º trimestres de 2023, chegando a 135,5 pontos ao longo deste ano – sendo considerado o maior nível de toda a série histórica analisada.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, o indicador mede de 0 a 200 pontos, sendo o patamar de 100 pontos considerado neutro, ao passo que valores menores que este indicam desaceleração, enquanto valores maiores apontam aceleração nos investimentos.


Com relação aos recentes projetos de desenvolvimento de sistemas digitais que contribuem para a otimização de processos na indústria de transformação de plásticos, a ABDI e a Abiplast, que é uma das entidades responsáveis pelo gerenciamento da plataforma Recircula Brasil, formaram uma parceria para a implantação de um sistema que possibilite a realização da rastreabilidade de resíduos plásticos. Trata-se de uma proposta que visa ao monitoramento de materiais plásticos desde a sua origem, passando por sua reciclagem, até a sua reinserção na cadeia produtiva.

 

Para Paulo Teixeira, presidente executivo da Abiplast, o aumento dos investimentos em digitalização no setor de plásticos está relacionado aos “investimentos em digitalização direcionados à circularidade, refletindo o engajamento e a visão da indústria em relação à importância de identificar soluções para o redesign, logística reversa e a reciclagem dos materiais plásticos”. Ele complementou dizendo que, “empresas ao longo de toda a cadeia de valor, incluindo produtores de resinas, transformadores de plástico, empresas recicladoras e proprietárias de marcas, entre outras, estão enfrentando o desafio de ajustar suas operações com os novos modelos de negócios e práticas de circularidade”.

 

No site da ABDI podem ser obtidas mais informações. Mais conteúdo sobre reciclagem e notícias que abordam projetos alinhados com os conceitos de sustentabilidade estão disponíveis em nosso site. A otimização da topologia como estratégia para desenvolver componentes plásticos sustentáveis na indústria automotiva é um dos temas abordados na seção Artigos técnicos.

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________

 

Imagens: ABDI, Freepik.

 

Leia também:

 

Nova norma EUROMAP tem foco na segurança de máquinas conectadas

 

Pesquisa visa desenvolver embalagens a partir do albedo da casca da laranja

 

#ABDI #Abiplast #RecirculaBrasil #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024