Hellen Souza, da redação

 

A BioPowder, situada em Birkirkara, no arquipélago de Malta, desenvolveu técnicas para processar subprodutos da indústria alimentícia em pós e partículas. Uma das matérias-primas ganhou destaque graças às suas propriedades funcionais únicas: os caroços de azeitona. Triturados no processamento como parte da azeitona e posteriormente retirados como resíduo, estes materiais lignocelulósicos combinam baixa densidade com resistência e dureza. Sua micronização dá origem a partículas comercializados pela empresa como “pós de alto desempenho”, que podem ser utilizados na formulação de masterbatches funcionais aplicáveis em resinas termoplásticas de origem fóssil e de base biológica (bioplásticos). Aplicados aos compostos poliméricos, eles podem agregar valor como agentes de reforço, intensificadores de porosidade, como cargas funcionais ou com finalidades estéticas e texturizantes.

 

Fundada em 2017, a BioPowder integra um ecossistema de cadeias de valor de processamento de azeitonas e frutas. Além de transformar os subprodutos (caroços, sementes e cascas) e dar-lhes uma segunda vida, a empresa cria mercados inovadores para as micropartículas compostáveis, promovendo princípios como economia circular e sustentabilidade holística. A equipe de pesquisadores da empresa acredita que este conceito deve começar na fase de projeto do material em si, seguindo até o final da vida útil do produto.

 

A parceria com desenvolvedores de compostos plásticos visa à redução das pegadas ambientais e de carbono e aos benefícios funcionais para os produtos finais em diversas aplicações industriais. A empresa propõe, inclusive, uma revisão da análise do ciclo de vida dos produtos (ACV), acrescentando aos dados sobre emissão de gases de efeito estufa a avaliação da quantidade de recursos naturais que uma organização utiliza em relação à disponibilidade de tais recursos.

 

Considerando a origem dos caroços de azeitona, uma investigação do Conselho Oleícola Internacional sugeriu que as oliveiras absorvem cerca de 10 kg de CO2 por kg de azeitona colhida. Esse dado torna o ecossistema de processamento de azeitonas, incluindo azeite e subprodutos, negativo em carbono. Consequentemente, a incorporação de pós de caroço de azeitona em compostos termoplásticos pode melhorar consideravelmente a pegada ambiental de um material.

 

Além de fornecer partículas compostáveis, a BioPowder está expandindo suas capacidades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para apoiar o desenvolvimento de produtos finais, realizando testes com vários sistemas ligantes, funcionalização e coloração das partículas.

 

 

Aplicação das partículas de caroço de azeitona em materiais para pastilhas de freio

 

Funcionalidades das partículas de caroço de azeitona

 

A BioPowder relacionou uma série de dados sobre propriedades e características funcionais dos pós de caroço de azeitona, tendo em vista a sua aplicação em compostos plásticos, listada a seguir.

 

Propriedades de reforço: as partículas de caroço de azeitona, com dureza de aproximadamente 3.5 Mohs, aumentam a resistência ao impacto e à abrasão de compostos poliméricos, levando ao aumento da uma vida útil de materiais como PVC, elastômeros e compostos com carga de madeira (WPC).

Redução de peso: particularmente benéfico para componentes leves em indústrias como automotiva, médica ou aeroespacial, onde são requeridas dureza e estabilidade. A substituição dessas cargas convencionais mais pesadas por partículas de caroço de azeitona pode levar a uma menor necessidade de material e a uma redução geral do peso do composto final.

 

Efeitos estéticos e antiderrapantes: como os tamanhos de partículas são personalizáveis, podem ser desenvolvidos masterbatches à base de polietileno (PE), polipropileno (PP), policloreto de vinila (PVC), poliestireno (PS), poli(ácido láctido) (PLA) e poli(hidroxialcanoato) (PHA), cuja aplicação permite criar e efeitos decorativos, sensações táteis e características funcionais como o efeito antiderrapante.

 

Hidrofobicidade e propriedades de barreira: além de pós totalmente naturais, a BioPowder possui uma linha de partículas com superfície tratada que melhoram a compatibilidade com diferentes polímeros. Esta funcionalização melhora a hidrofobicidade, reduz a absorção de óleo e aumenta a longevidade geral dos compostos de alto desempenho e de base biológica.

 

 

 

 

Pós de caroço de azeitona em seis tamanhos de particulas

 

 

 

Mais informações estão disponíveis no site da BioPowder e podem ser solicitadas pelo e-mail info@bio-powder.com.

 

 

Saiba mais sobre circularidade na indústria de plásticos lendo a seção Sustentabilidade da Plástico Industrial.

 

__________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

 

 

Imagens: BioPowder

 

 

 

Leia também:

 

 

Garrafas PET convertidas em novas matérias-primas. Volume chega a 5,5 bilhões

 

Blocos de plástico reciclado da Fuplastic foram usados na construção de aviário

 

 

#BioPowder



Mais Notícias PI



Do flake ao produto final. Linha da Engel conjuga extrusão e injeção de material reciclado.

Processo de dois estágios elimina a regranulação e a refusão do material reciclado destinado à fabricação de produtos injetados. O objetivo é obter ganhos relativos a custos de produção e logística interna para as empresas que reciclam suas sobras de processo e também para as que compram reciclados no mercado.

02/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Associações norte-americana e alemã juntas pelo padrão OPC-UA na indústria de plásticos

Durante a próxima edição da feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos, a associação de construtores de máquinas da Alemanha vai alinhar estratégias com a entidade que representa a indústria de plásticos nos Estados Unidos, visando à adoção do protocolo de comunicação OPC UA para o maquinário do setor de plásticos.

26/03/2024